S&C (SR)

S&C (HLC001)

Sociedade & Cultura

Objetivos:

Compreender as interfaces entre sociedade e cultura. Entender o funcionamento da sociedade de consumo e o consumo no Brasil. Compreender as relações entre as grandes corporações, desejos nas pessoas e consumo. Entender a relação entre cultura de massas e a integração do público consumidor à realidade social. Compreender a relação entre economia, sociedade e cultura na era da informação. Refletir sobre o processo de hibridização cultural nos países latino americanos. Refletir sobre os limites de uma cidadania do consumismo e as chances de uma cidadania plena.

Ementa:

Conceitos e interfaces de sociedade e cultura. Cultura de massas. Os mecanismos de funcionamento da cultura de massas. As grandes corporações tecnocráticas, o desejo e o consumo na contemporaneidade. As origens históricas e as características sociológicas da sociedade de consumo. Consumo no Brasil. Economia, sociedade e cultura na era da informação. Hibridização cultural na América Latina. Subjetividade, cidadania e emancipação.

Bibliografia Básica

  • BARBOSA, L. Sociedade do consumo. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
  • BAUMAN, Z. Vida para consumo – A transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
  • MORIN, E. Cultura de massas no século XX; vol. 1 Neurose. 10. ed. São Paulo: Forense Universitária, 2011.

Bibliografia Complementar

  • BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2008.
  • CANCLINI, N. G. Culturas híbridas – Estratégias para entrar e sair da modernidade. 4. ed. São Paulo: EDUSP, 2006.
  • MANZINI-COVRE, M. L. O que é cidadania. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 2010.
  • SANTOS, B. S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2010.