PPSI-I (SR)

PPSI-I (ISW005)

Padrões de Projeto de Sítios Internet I

Objetivos gerais. Apresentar os fundamentos do HTML (Hypertext Markup Language) com ênfase na semântica do uso dos elementos e nos benefícios do emprego de padrões de codificação. Demonstrar uso do CSS (Cascading Style Sheets) para separar conteúdo e apresentação, de modo a aumentar velocidade do desenvolvimento e as habilidades de design.

Objetivos específicos. Os estudantes deverão ser capazes de: construir páginas Web por meio do HTML e validá-las no validador do W3C, quando for o caso. Empregar o CSS para todas as apresentações. Criar uma estrutura de diretórios adequada para sítios Internet visando a facilidade de manutenção. Saber empregar FTP para transferir arquivos para o servidor. Construir formulários. Empregar um script fornecido. Criar um sítio completo com várias páginas com todos os elementos de design, HTML e CSS estudados no curso.

Ementa: Padrões de projeto para Web. Sintaxe do HTML. Elementos básicos dos conceitos de Web Design. HTML doctypes. Validação do HTML. Boas práticas com HTML e CSS: O CSS, seletores e propriedades. Formulários e estrutura de sítios Internet.

Bibliografia básica

  • DUCKETT, J. Introdução à programação web com HTML, XHTML e CSS. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2010.
  • GANNELL, G. O guia essencial de web design com CSS e HTML. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.
  • MEYER, E. Smashing CSS técnicas profissionais para um layout moderno. Porto Alegre: Bookman, 2011.

Bibliografia complementar

  • DUYNE, D. K. V; LANDAY, J. A; HONG, J. I. The design of sites: a pattern language for the web. São Paulo: Prentice Hall, 2006.
  • JACOBS, D R. The CSS detective guide: Tricks for solving tough CSS mysteries. Indianápolis: New Riders Press, 2010.
  • ZELDMAN, J. Designing with web standards. Indianápolis: New Riders, 2009.
  • Outros:
  • W3Schools Online Web Tutorials. Disponível em: <http://www.w3schools.com/>. Acesso em: 20 nov. 2012.
  • AITKEN, D. HTML5 Tutorial. Disponível em: <http://www.html-5-tutorial.com/>. Acesso em: 20 nov. 2012.