PPSI-II (SR)

PPSI-II (ISW006)

Padrões de Projeto de Sítios Internet II

Objetivos gerais. Aprendizado das técnicas avançadas de HTML e CSS para criação de páginas Web de layout sofisticado em conformidade com as diretrizes do W3C. Utilização de microformatos para criar conteúdo semântico e portável. Fornecer ao estudante uma base para criação de sítios acessíveis com aplicação de conceitos do Design Universal para acomodar pessoas com deficiência visual, auditiva, fala, controle motor e distúrbios cognitivos.

Objetivos específicos. Reconhecer e aplicar as regras de estilo CSS para tornar formulários HTML mais atrativos e usáveis. Apresentar exemplos de casos concretos de como os padrões de projeto Web beneficiam negócios e usuários. Empregar esquemas de posicionamento para documentos flutuantes e técnicas de substituição de imagens para apresentar elementos em design único com acessibilidade, dispositivos de busca (search engines) amigáveis e textos alternativos. Descrever e diagramar o relacionamento entre formulário HTML e tecnologias do lado servidor. Criar formulários HTML. Conectar um formulário HTML com um servidor para processamento. Empregar microformatos semânticos para marcar contatos e eventos (hCard) e (hCalendar) e ferramenta de tradução (como http://technorati.com/contacts/) com objetivo de criar links que permitam ao usuário baixar arquivos ou mover conteúdos, traduzir hCard para vCard e incorporá-lo dentro de um programa de agenda de endereços. Empregar CSS para atribuir estilo a conteúdos de microformatos. Empregar propriedades de background com mosaico de imagens e técnicas de mapa de mosaico para criar colunas falsas dando ilusão de sombras e profundidade. Incorporar às páginas HTML acessibilidade que atendam ao nível de prioridade 1 da Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) 2.0. Identificar técnicas necessárias à apresentação de conteúdos em formatos internacionais.

Ementa. Revisão dos padrões de projeto para Web. Tópicos CSS. Esquemas de posicionamento. Elementos flutuantes. Formulários HTML. Elementos de HTML avançado. Técnicas avançadas de reposição  de imagem. Seletores avançados do CSS. Microformatos. Técnicas de mosaico de imagens. Resolução de Problemas de layout com uso de depuradores apropriados. Design responsivo. Web semântica. Acessibilidade. Internacionalização.

Bibliografia básica

  • AMARAL, S. A; NASCIMENTO, J. A. M. Avaliação de Usabilidade na internet. Brasília: Thesaurus, 2010.
  • MEYER, E. Smashing CSS - tecnicas profissionais para um layout moderno. Porto Alegre: Bookman, 2011.
  • POLLOCK, J. T. Web semântica para leigos. Rio de Janeiro: Starlin Alta Consult, 2010.

Bibliografia complementar

  • JACOBS, D. R. The CSS detective guide: Tricks for solving tough CSS mysteries. New York: New Riders Press, 2010.
  • KEITH, J. HTML5 for web designers. New York: A Book Apart, 2010.
  • WYKE-SMITH, C. Stylin’ with CSS: A Designer’s Guide. Berkeley: New Riders, 2008.
  • ZELDMAN, J. Designing with web standards. Grand Rapids: New Riders, 2009.
  • ZEMEL, T. Web design responsivo: páginas adaptáveis para todos os dispositivos. São Paulo: Casa do Código, 2012. Disponível em: <http://www.casadocodigo.com.br/products/livro-web-design-responsivo>. Acesso em: 20 nov. 2012.