O tempora o mores!

Loiras as duas mulheres conversavam animadamente, dois tons acima do necessário, sobre a alegria da redução da maioridade penal.

- Aqueles pivetes nos faróis são um estorvo!
- Ai, nem me fala. Tenho tanto medo que nem abro a janela. Outro dia um jogou uma água suja no meu vidro limpinho e veio com aquele rolinho nojento.
- Credo amiga, que que cê fez?
- Acelerei, né? Quase pego ele.
- Fez bem.

Duas cadeira para lá, a babá negra, em uniforme imaculadamente branco, brincava com uma menina loirinha num carrinho de bebê que, por algum motivo, parecia um veículo off-road pronto para vencer o rally Paris Dakar.

- Quer alguma coisa Maria?
- Não sinhora, 'brigado.
- Se quiser me pede, tá?

E virando para a amiga completou:

- A gente tem que tratar bem as pessoas sabe? Em casa eles comem a mesma comida que a gente.

- Tá certo; concordou a segunda.

Alheio a elas um rapaz de barba, com um coque e um pullover de crochet colocava de lado um livro de colorir, e se voltava para uma máquina de escrever portátil, onde já havia começado a escrever algo.

Mas antes ele parou, pegou o copo de papel com uma tampinha plástica e, pelo furinho que lembrava uma mamadeira, deu uma boa golada no seu latte machiatto.

Lá fora, na calçada, uma velhinha peruana sorria com seu único dente para os passantes, enquanto lhes estendia um daqueles copos de papel, com algumas moedinhas de cinco e dez centavos dentro.

Se alguém parasse para examinar o copo poderia ler, na parte de baixo, impresso pelo lado de dentro da bordinha: Product of Michigan, proudly made in the United States of America.

Talvez essa pessoa pensasse: "Que tipo de gente precisa importar copos de papel?" ou "Que tipo de gente tem orgulho em fazer copos de papel?"

 

2015-06-17 15:00 - VERGONHA ALHEIA É UM TIPO DE VERGONHA PESSOAL

Não precisamos de gringos apontando isso. Até eu que sou daqui - pertenço a esta classe social - não sei como reagir diante das babás (negras, sempre) nos clubes, shoppings e restaurantes da cidade.

Me sinto um envergonhado personagem de fundo num quadro de Rugendas ou Debret, mas sei que não sou só parte da paisagem, sou retrato branco do sistema.

2015-06-17 10:24 - REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL É EUGENIA

eugenia: substantivo feminino. bio. teoria que busca produzir uma seleção nas coletividades humanas, baseada em leis genéticas; eugenismo.