Palmas para o @mauriciodesousa e para a sua Turma da Mônica defendendo a liberdade na Internet. #porramauricio

Faz uns dias o Observatório da Imprensa (que decepção!) publicou um artigo obscurantista de um jornalista ironicamente chamado Sr. Luz. Um artigo que a Mônica consideraria violento, o Cascão classificaria como sujo, a Magali diria que é exagerado e o Cebolinha, sem dúvida, consideraria parte de algum plano maior.

Mas a Internet é um lugar lindo. Escreveu, não leu, o pau comeu! Surgiram posts em blogs e mensagens no twitter e Facebook vindas de inúmeros leitores que se indignaram com as conclusões tresloucadas e com a leitura tão, tão, tão parcial do Sr. Luz. De fato, esse tipo de ataque nem mereceria atenção, mas houve um desdobramento muito interessante: o blog "Porra, Mauricio!"

O blog "Porra, Mauricio!" ( http://porramauricio.tumblr.com/ ) é uma  baita homenagem para a Turma da Mônica e para o Mauricio de Sousa.

Claro, é para adultos, para os fãs da Turminha que já cresceram (ou que estão quase crescendo).

Seria muito fácil e muito conveniente para o Mauricio processar os autores do blog, alegar alguma baboseira sobre direitos de imagem e mandar tirar tudo do ar.
A Justiça no Brasil é suficientemente tacanha para não entender liberdades de sátira e paródia. Os exemplos abundam. Tenho certeza que tem gente próxima do Mauricio que sugeriu isso.

Quando vi esse blog logo lembrei do Garfield Minus Garfield ( http://garfieldminusgarfield.net/ ). Lá um fã pegou as tirinhas do Garfield e apagou o gato, deixando o John sozinho, meio maluco, completamente solitário, triste e depressivo. O humor sumiu e nas tirinhas ficou só um certo desespero e uma enorme solidão.
Jim Davis também poderia ter processado, mas em vez disso agradeceu o autor por permitir que ele visse ”um outro lado do 'Garfield'” (sic).

O Jim Davis entendeu assim. O Mauricio também. Sobre o "Porra, Mauricio!" ele publicou em seu twitter, respondendo um fã: "nao estou chateado, nao, pablo. nem poderia. eles exercitam um tipo de humor levemente cáustico mas muito criativo e gozado" (sic).

O site Garfile Minus Garfield virou até livro: http://garfieldminusgarfield.net/private/61669516/fSymsOGXOgrmmihjqTZaCBY2

Jim Davis e Mauricio de Sousa tem muito em comum. Não é só o fato de serem amigos e serem donos de impérios milionários baseados em entretenimento. Não. Os dois entendem de arte e de quadrinhos. O Jim Davis eu desconfio, mas o Maurico de Sousa eu conheço. Ele gosta de quadrinhos. Gosta muito. Gosta até hoje. Ele leu e relê os clássicos e gosta de algumas das coisas novas.

De alguma forma, embaixo dos empresários, apesar dos estúdios, dos contratos, dos royalties, em algum lugar, lá no fundo, ainda existem dois artistas. Dos bons!

Em uma época em que toda empresa de entretenimento do mundo parece disposta a perseguir, caçar e processar seus fãs; dispostas até, vejam vocês a mudarem as leis em benefício próprio (tipo a Disney), estes dois gestos, do Maurico de Sousa e do Jim Davis dão o exemplo de que a arte está intrínsecamente ligada à liberdade. No meio de todo este obscurantismo, eles sim, meio modestamente, nos oferecem alguma Luz.

Obrigado aos dois por manterem suas mentes arejadas. Estes gestos melhoram tudo para todos nós.
Porra, Alberto Dines!, mande o Sr. Dioclécio Luz ir ler alguns gibis, pois obviamente ele não entendeu nada.

E para finalizar:

Porra, Mauricio, você é f***!!!

Rubens Menezes.

Fontes:
Twitter do Mauricio de Sousa:

@pablo_peixoto - nao estou chateado, nao, pablo. nem poderia. eles exercitam um tipo de humor levemente cáustico mas muito criativo e gozado

— Mauricio de Sousa (@mauriciodesousa) March 9, 2010

O artigo obscurantista do Sr. Luz: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=578JDB009
O que Jim Davis pensa do Garfield Minus Garfield: http://garfieldminusgarfield.net/private/61669516/fSymsOGXOgrmmihjqTZaCBY2
Por que sugerimos que a Disney topa até mudar as leis em benefício próprio: http://en.wikipedia.org/wiki/Copyright_Term_Extension_Act
Jornal o Globo contando sobre a origem do "Porra, Mauricio!": http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2010/03/08/mauricio-de-sousa-elogia-blog-que-ironiza-personagens-da-turma-da-monica-916014893.asp

 

Comentário da filha do Mauricio sobre o blog:

porra, pai! http://porramauricio.tumblr.com/

— Marina Sousa (@marinasousa) March 3, 2010

Post do Rob gordon no Champ Vinyl (comentado pela própria Mônica): http://champ-vinyl.blogspot.com/2010/03/carta-aberta-ao-sr-dioclecio-luz.html 

 

Editado em: 12/03/2010 as 08h34